Personal Horta é o nosso serviço de manutenção orgânica com adubos e controle de pestes 100% orgânicos para você manter seu jardim comestível sempre renovado e bem cuidado.

 Sua horta

O Paisagismo Comestível constrói, planta e mantém hortas orgânicas, ajudando qualquer pessoa interessada em ter um lindo jardim comestível em sua casa. Não importa quantos metros quadrados você tenha, nem se mora em uma casa ou apartamento. Os projetos são desenvolvidos de acordo com cada espaço e com seus moradores. As hortas podem ser em vasos, módulos verticais, em jardins ou até mesmo na janela.Oferecemos também um serviço de manutenção orgânica da sua horta com adubos e controle de pestes 100% orgânicos. Mais informações: paisagismocomestivel@gmail.com

 A colheita

A horta, além de fazer bem à saúde, pode fazer bem aos olhos também! E você poderá chegar em casa, colher sua própria rúcula, sua alface, seus temperos, usar o seu tomate na salada e ainda ter a oportunidade de observar de perto como os alimentos crescem. E passar esses conceitos para as novas gerações, se alimentando dessa vida que é gerada por suas próprias mãos.

“Sendo assim, não é sem fundamento o fato de as pessoas se perguntarem
umas às outras, antes de qualquer coisa, pelo estado de saúde e desejarem
mutuamente o bem-estar. Pois realmente a saúde é, de longe, o elemento
principal para a felicidade humana.”

Arthur Schopenhauer, in ‘Aforismos para a Sabedoria de Vida’

 A semente

E eis que, séculos após Schopenhauer, parecemos ainda não dar à saúde o protagonismo que ela merece. Nem ao menos na hora de nos alimentarmos. Ao invés de cascas, vemos nossos filhos abrindo caixas de papelão. No lugar dos sons da natureza, o barulho é de sacolas de plástico. Nos rótulos, ingredientes foram substituídos por palavras que sequer podem ser encontradas em dicionários. Nos programas de televisão, uma numerosa e jovem geração não sabe diferenciar uma batata de uma beterraba. Foi nesse cenário, em Los Angeles, uma das maiores metrópoles urbanas dos EUA, que comecei a transformar pequenos espaços em jardins comestíveis. A ideia era voltar ao tempo em que a comida ainda era cultivada, cuidada e observada com carinho, diariamente. Afinal, você precisa comer todos os dias. E se você é o que você come, nada melhor do que estabelecer uma conexão diária e simples com algo que é tão vital à saúde.

Ainda hoje, na Europa e até mesmo aqui no Brasil, visito antigas casas cujos projetos arquitetônicos separaram alguns metros quadrados para uma horta. Lamentavelmente, a maioria está desativada. No entanto, o espaço está lá, foi pensando para isso. Meu desafio faz parte de um movimento contemporâneo de resgate desses metros quadrados. Onde quer que eles estejam!

Aqui, no Rio de Janeiro, a minha intenção com o Paisagismo Comestível é conseguir reativar essa concepção de plantar o que se come. E trazer isso ao maior número de pessoas possíveis. Um sonho que começamos a semeá- lo agora.”

Samantha De Lucena Caldato